quinta-feira, 15 de maio de 2008

Motivação



Trabalho em uma empresa de pequeno porte que atua no segmento de vendas no varejo. Uma empresa desse segmento depende de uma coisa para sobreviver: vendas. Alguma novidade? Nenhuma.

Nesse caso, deve-se ter uma preocupação especial em atender bem o cliente, logo os vendedores devem ser bem atenciosos, afinal, quem tem o contato com o cliente é o vendedor. E também deve haver uma boa estrutura afim de oferecer um excelente serviço e suporte ao cliente.
Para que tudo isso corra bem, o funcionário tem que estar motivado, assim, ele pode motivar o cliente a comprar de nossa empresa. E assim caminha a humanidade.

Ontem recebemos um comunicado que hoje haveria uma "Palestra Motivacional". Cujo o intuíto seria salientar alguns problemas que encontramos no dia-a-dia e como lidar com eles. Ótimo, para quem tem contato com o cliente. Mas pensei o quanto isso seria útil para os desenvolvedores, afinal, nunca temos contato com os clientes, nem com vendedores, nem com outros funcionários, apenas com os analistas e suporte técnico. Mas enfim, fomos convidados a comparecer para ajudar a promover uma mudança na empresa, e não penso que isso poderia fazer mal algum.

Quando fico sabendo que haverá uma "palestra" sempre fico com o pé atrás. Não consigo explicar o porquê. Resumindo:

O palestrante era dinâmico e cativante, isso realmente me surpreendeu, pois, já é mais que 50% da palestra quando alguém consegue prender a atenção dos ouvintes.

A palestra começou pelos assuntos de humores, respeitos, comportamento. O palestrante aplicou uma dinâmica onde trouxe a participação dos que assistiam tirando boas gargalhadas de cada um.

De repente, o palestrante levou a palestra para o tema "saúde", e falou de problemas cardíacos, causados pela má alimentação. Falou de câncer, causados pela má alimentação e cigarro. E ainda mostrou fotos chocantes de pacientes afetados pelas doenças.

Novamente, a palestra mudou de rumo: relacionamento. Passou a falar de relacionamento entre casais e namorados, e como isso atingia o empregador e a empresa. Alguma descontração aqui, outra ali.

Finalizando, indicou um livro, que ele tinha para vender, sobre plantas e receitas para uma alimentação saudável e prevenção de doenças. Um outro livro, sobre como ser feliz no amor, abordando sobre as tensões do relacionamento, e como agir para dar prazer a sua parceira. Ainda tinha um outro livro, que segundo o palestrante não tinha palavras - pausa para a piadinha: Um livro em branco? - sobre conflitos, mas esse último era um brinde. Valor total? R$145,00 a coleção.

Depois, um lanchinho bacana e volta ao trabalho.


Resultado da palestra: lembrei o porquê algumas empresas oferecem palestras. Simplesmente para vender ou divulgar seu produto.

Se você parar para pensar não foi feito nada de errado, pelo contrário achei totalmente inteligente da forma como foi feita. Diferente de todas que já assisti, a maioria vendendo enciclopédia ou dicionários, essa relamente era condizente com o tema: Palestra motivacional. O palestrante foi capaz de motivar as pessoas, através do assunto saúde e os males causados, a comprar um livro que contém receitas que fazem bem a saúde. E mostrando os problemas de relacionamento com seu parceiro, motivou a comprar um livro de como ser feliz no amor. E o outro? É brinde!

É válido? Sim. Moral? Discutível. Enfim, pude observar que pra algumas pessoas aproveitaram algo mais que eu.

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