terça-feira, 17 de junho de 2008

Convergência dos Meios de Comunicação



É indiscutível os benefícios que foram gerados com a invenção de cada meio de comunicação, seja o rádio, a TV e agora ainternet.

Cada um com sua inovação, e seu público. O problema são seus investidores entenderem essa diferença e perceberem que cada um surge não para ser um concorrente, e sim para somar.

Hoje, é mais perceptível esse conceito, porém, antes, você nunca iria ouvir a Jovem Pan anunciando o horario do programa Astros do SBT, nem a Rádio Educadora sendo anunciada na rede Bandeirantes. Jornais divulgando seus emails, seus sites, seus vídeos.

Todo mundo percebeu que cada um tem seu público, e cada tem seu espaço. Anúncios na TV incentivando a compra pela internet. Internautas sugerindo o que querem assistir, e até, assistindo ou escutando suas emissoras favoritas pela internet. Quem perde? Ninguém.

O único problema que ainda persistia é a rapidez com que os meios de comunicação se adaptem e aproveitem o máximo das novas tecnologias. Demoraram para usar emails, para começar a usar seus sites. Até começarem a blogar e levar isso a sério foi complicado. Youtube então nem se fala. Porém, vejo que esse tempo de adaptação vem mudando também.



Você conhece o Twitter? O serviço de microblogging onde você rapidamente escreve pequenos textos, que espressam maior objetividade, ao invés de blogar um texto mais trabalhado e rico em detalhes.

Ainda não entendeu? Pois é, assista o programa Roda Viva da TV Cultura. Onde o pessoal do programa já utilizamo ao vivo esse recurso. Como? O participante expressa suas expressões sobre o entrevistado. Cada internauta pode acompanhar o que cada um está escrevendo, on line, ao vivo, e em tempo real. E cada internauta pode interagir com o participante da mesma forma.

O que me espanta, e para o bem, é a rapidez como o Twitter foi aceito.

Bom saber que as coisas vem mudando para melhor.C

Nenhum comentário: